A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA REDE REGULAR DE ENSINO: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

  • Flávio Aparecido de Almeida UNIFAMINAS - Centro Universitário Faminas UCAM - Universidade Candido Mendes

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores da escola regular no processo de inclusão educacional do aluno com autismo. Para tanto, adotou-se como opção metodológica o estudo de caso dentro de um enfoque qualitativo de pesquisa. Neste estudo foram realizadas observações da prática pedagógica das professoras nas turmas onde estão matriculados alunos nesta situação e entrevistas com as mesmas. Acredita-se na necessidade de revisão e de novas reflexões sobre as práticas utilizadas pelos professores frente aos alunos com autismo visando uma aprendizagem eficaz e de qualidade.

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Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Minas (FAMINAS - Muriaé); graduação em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM); graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Especialização em Neuropsicologia pela Universidade Candido Mendes (UCAM); especialização em Neuropsicopedagogia (UCAM), especialização em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão (UCAM); especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCAM) e especialização em Gestão de Processos Educativos: Supervisão e Inspeção Escolar pela Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG).

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Publicado
2017-07-27
Como Citar
ALMEIDA, Flávio Aparecido de. A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA REDE REGULAR DE ENSINO: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista Presença, [S.l.], v. 3, n. 8, p. 37-54, july 2017. ISSN 2447-1534. Disponível em: <https://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/109>. Acesso em: 25 apr. 2024.
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

Transtorno autístico; Escola regular; Prática pedagógica

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