A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA REDE REGULAR DE ENSINO: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores da escola regular no processo de inclusão educacional do aluno com autismo. Para tanto, adotou-se como opção metodológica o estudo de caso dentro de um enfoque qualitativo de pesquisa. Neste estudo foram realizadas observações da prática pedagógica das professoras nas turmas onde estão matriculados alunos nesta situação e entrevistas com as mesmas. Acredita-se na necessidade de revisão e de novas reflexões sobre as práticas utilizadas pelos professores frente aos alunos com autismo visando uma aprendizagem eficaz e de qualidade.
Referências
ARAÚJO, C. O processo de individuação no autismo. São Paulo: Mennon, 2000.
BAPTISTA, C. R; BOSA, C. Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BOSA, C. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v.28, p.47-53, 2006.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 05 de outubro de 1988. Brasília, 2002.
______. Senado Federal. Secretaria Especial de Editoração e Publicações. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 2006.
______. Decreto no 3.956, de 08 de outubro de 2001. Brasília, 2001.
______. Decreto no 186, de 09 de julho de 2008. Brasília, 2008.
CAMARGO, S. P.; BOSA, C. A. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & Sociedade. Porto Alegre, v.21, n.1, p.65-74, 2009.
CAVALCANTI, A. E. Autismo: construções e desconstruções. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
COELHO, C. M. Madeira. Inclusão escolar. In: Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. Brasília: 2010.
CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: Wak, 2009.
KLIN, A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Rev. Bras. Psiquiatr. São Paulo, v.28, p.3-11, 2006.
MANTOAN, M. T. E. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. In: Inclusão Escolar: Pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.
MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 11, n. 33, p. 387-405, 2006. Disponível em:
MERCADANTE, M. T.; ROSÁRIO, M. C. Autismo e Cérebro Social. São Paulo: Segmento Farma, 2009.
PRIETO, R. G. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: Inclusão Escolar: Pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.
SÁ, E. D. Educação Inclusiva no Brasil, Sonho ou Realidade? In: 6ª Jornada Especial “A Educação no Terceiro Milênio: Espaço para Diversidade”. São Paulo, 2006.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).