Qualis: B4
Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Engenharias.
Ano de fundação
: 2015
Título abreviado: Presença

E-mails:

revistapresenca@celsolisboa.edu.br

anapaula.botelho@celsolisboa.edu.br

debora.sampaio@celsolisboa.edu.br

tami.bogea@celsolisboa.edu.br

Foco e Escopo

A Revista Presença do Centro Universitário Celso Lisboa é um periódico científico com periodicidade trimestral.  A missão da revista Presença é divulgar a produção científica em âmbito multidisciplinar, considerando as áreas: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Engenharias e correlatas, com objetivo de contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento científico. A revista aceita submissões em fluxo contínuo de textos produzidos por profissionais e pesquisadores de todas as áreas envolvidas com a proposta da revista desde que pertinentes ao seu escopo e de acordo com suas regras. São aceitos artigos produzidos por autores alunos de graduação, de pós-graduação lato-senso e stricto-senso, bem como de profissionais e pesquisadores.

A cobertura temática encontra-se classificada no CNPq como 2.00.00.00-6 - Ciências Biológicas e afins; 3.00.00.00-9 – Engenharias e afins; 4.00.00.00-1 - Ciências da Saúde e afins; 6.00.00.00-7 - Ciências Sociais Aplicadas e afins; 7.00.00.00-0 - Ciências Humanas e afins; e 8.00.00.00-2 - Linguística, Letras e Artes e afins.

Processo de avaliação pelos pares (duplo cego)

É uma condição para publicação do manuscrito submetido que o conteúdo do material enviado não tenha sido publicado anteriormente e não esteja simultaneamente em processo de submissão para publicação em outro periódico.

Após a submissão, os manuscritos serão analisados incialmente pelo corpo editorial da revista a fim de avaliá-los quanto às normas de publicação e de preparação do original especificadas nas diretrizes para autores. Quando houver equívocos na submissão, os trabalhos serão devolvidos para adequação, os autores serão notificados e terão mais uma oportunidade de ajustar os manuscritos.

Os trabalhos que atenderem às normas serão enviados para apreciação da Comissão Editorial, e, posteriormente, para a análise de Consultores ad hoc a critério dos Editores e em conformidade com as áreas de atuação e especialização dos avaliadores, que podem ser internos ou externos à instituição, e desde que não haja conflito de interesses por parte dos avaliadores. Serão avaliadas a apresentação e redação, o conteúdo, o método, a apresentação dos resultados e a discussão, conclusões e/ou considerações finais.

A Revista Presença aceita contribuições inéditas de graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e profissionais que não estejam em processo de publicação em outros periódicos. Os trabalhos devem seguir rigorosamente as Normas de Publicação disponíveis nas Diretrizes para Autores.

• Os originais submetidos são avaliados pelo sistema double-blind peer review. Por isso, devem ser enviados sem qualquer identificação dos autores;
  • A Comissão Editorial realiza uma Triagem inicial para garantir a adequação completa às Normas de Publicação;
  • As propostas de Artigos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) serão enviadas para dois (2) pareceristas e as Resenhas e Resumos de pesquisa serão enviadas para um (1) parecerista. Um terceiro parecerista será consultado no caso de divergências nas duas primeiras avaliações.

Os resultados do processo avaliativo da Revista Presença podem ser:

1. ACEITO, sem modificações necessárias;
  2. ACEITO, com correções obrigatórias: essa opção não implica no retorno da nova versão do texto ao parecerista; o Conselho Editorial avaliará se as correções foram realizadas satisfatoriamente;
  3. RECUSADO: não caberá nenhum tipo de recurso.

Quaisquer situações omissas serão decididas pela Comissão Editorial da Revista Presença.

REVISTA PRESENÇA - AÇÕES PÓS-PARECERES

PARECER 1

PARECER 2

PARECER 3, quando houver

STATUS FINAL

Aceito após avaliação da Comissão Editorial

Aceito após avaliação da Comissão Editorial

Recusado

A decisão final acerca da publicação ou não do manuscrito é sempre da Comissão Editorial. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus manuscritos e receberão uma síntese dos pareceres acerca de seu trabalho.No caso de aceite com reformulação, as alterações solicitadas serão indicadas ao(s) autor(es) . O manuscrito reformulado deverá ser encaminhado via sistema online no prazo máximo estipulado pela comissão editorial. O trabalho reformulado será reavaliado para definir se atendeu ao parecer. Caso os autores não retornem o manuscrito reformulado no prazo estipulado, a submissão será arquivada.

A Comissão Editorial reserva-se o direito de efetuar pequenas alterações ou cortes no trabalho, com o objetivo de uniformizá-lo aos critérios de publicação da revista, desde que nenhuma destas alterações resulte em modificações de conteúdo. A Comissão Editorial reserva-se, ainda, o direito de decidir sobre casos especiais, a fim de manter a qualidade e periodicidade da revista.

Políticas de acesso

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Avaliação Qualis - CAPES

Comitê de Ética

Os experimentos que envolvam seres humanos devem se apresentar de acordo com a resolução nº466/12 do Conselho Nacional de Saúde.

Integridade e Prevenção de Plágio

A fim de promover a qualidade do material publicado pela Revista Presença é adotado o serviço de identificação de plágio.

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista Presença não cobra taxa alguma pela submissão, publicação e avaliação do material apresentado pelos autores. A publicação é inteiramente gratuita.

Revista Presença: Saúde, Rio de Janeiro, RJ – ISSN: 2447-1534