Tecendo considerações sobre a educação especial inclusiva

  • Flávio Aparecido de Almeida UNIFAMINAS

Resumo

O presente estudo objetiva-se a abordar de forma geral como vem sendo o atendimento das crianças com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular. Para tanto, será utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica. Visa-se com este estudo mostrar que a luta por uma escola inclusiva necessita ter um projeto pedagógico que responda às necessidades específicas de cada aluno ou grupo de alunos, levando em consideração que a atuação da escola com relação à inclusão exige uma abordagem holística do educando na qual contemple seu contexto de vida na família, escola e sociedade. Por meio disso, vislumbra-se uma parceria que busque sempre alternativas para que a inclusão não seja apenas prevista na lei mas que aconteça de fato e que venha vencendo todos os preconceitos e garantindo a cidadania plena de todas as pessoas com necessidades educacionais especiais.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Minas (FAMINAS - Muriaé); graduação em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM); graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Especialização em Neuropsicologia pela Universidade Candido Mendes (UCAM); especialização em Neuropsicopedagogia (UCAM), especialização em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão (UCAM); especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCAM) e especialização em Gestão de Processos Educativos: Supervisão e Inspeção Escolar pela Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG).
Publicado
2018-12-28
Como Citar
DE ALMEIDA, Flávio Aparecido. Tecendo considerações sobre a educação especial inclusiva. Revista Presença, [S.l.], v. 4, n. 12, p. 1-12, dec. 2018. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/147>. Acesso em: 25 apr. 2024.
Seção
Artigo Livre

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##