O DESINVESTIMENTO PEDAGÓGICO NA VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO F�SICA

  • Fernando Corrêa de Macedo Centro Universitário Celso Lisboa e Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Camila Valesca Teixeira de Souza Centro Universitário Celso Lisboa
  • Maressa Ferreira da Silva Torres de Souza Centro Universitário Celso Lisboa
  • Rodrigo Ramos de Jesus Centro Universitário Celso Lisboa
  • Tatiana Gonçalves de Oliveira Centro Universitário Celso Lisboa
  • Wallace Peixoto Bello Centro Universitário Celso Lisboa

Resumo

Essa pesquisa investiga o abandono do compromisso docente por professores de educação física escolar que, na visão de Machado et al (2010), estabelece a noção de “estado de desinvestimento pedagógico. A expressão “professor rola a bola caracteriza o docente de educação física sob a perspectiva teórica desses autores fundamentada no trabalho de Huberman. A discussão crítica sobre a prática pedagógica dos professores de educação física foi desenvolvida no contexto inicial do movimento de renovação da educação física nos anos finais da década de 1970 e durante as décadas de 1980 e 1990. Analisando autores com diversas pesquisas sobre a prática pedagógica em educação física estabelecemos uma visão ampla das razões que fundamentam os questionamentos ao compromisso dos professores de educação física com suas aulas. Essa foi uma pesquisa qualitativa baseada em um trabalho de campo, que utilizou um formulário de pesquisa com vinte e uma questões como instrumento de coleta de dados. A amostra de pesquisa contou com oito professores de educação física escolar. Os professores participantes dessa pesquisa não se reconhecem em estágio de desinvestimento pedagógico, porém, apontaram momentos de dificuldades em suas trajetórias docentes. As principais razões declaradas pelos professores em relação aos entraves para as suas práticas pedagógicas são as condições precárias de investimento na Educação Física escolar. Embora, o reconhecimento social do trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Física, o estado físico precário das escolas, a falta de material para as aulas e a falta de investimento na Educação apareçam como fatores que desagradam os professores que formaram a amostra dessa pesquisa, o grau de satisfação e compromisso dos professores com sua profissão esteve evidenciado em suas falas.
Publicado
2016-08-27
Como Citar
MACEDO, Fernando Corrêa de et al. O DESINVESTIMENTO PEDAGÓGICO NA VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FSICA. Revista Presença, [S.l.], v. 2, n. 5, p. 81-95, aug. 2016. ISSN 2447-1534. Disponível em: <https://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/80>. Acesso em: 04 may 2024.
Edição
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

desinvestimento pedagógico; docentes; educação física escolar; ensino básico.

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