JOGOS INTERATIVOS EM TAMANHO NATURAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CRIANÇAS
Resumo
Os Planos Curriculares Nacionais recomendam uma Educação Ambiental transversal e além da atuação formal. Considerando que as manifestações lúdicas acompanham o desenvolvimento da inteligência e tem relação com estágios do desenvolvimento cognitivo, tivemos como objetivo desenvolver e testar um jogo interativo em escala natural para EA com crianças de 7 a 12 anos. Neste estudo participante e de campo confeccionou-se um jogo de 6,75m2 sobre Dengue, aplicado em uma escola em Nova Iguaçu. Os resultados demonstraram que através do jogo em escala natural vivenciou-se um aprendizado interessante e especial, com dinâmica, diversão e interatividade diferenciadas. Atuar como peça do jogo pareceu mergulhar o aluno no contexto proposto, proporcionando uma aprendizagem ativa, prazerosa e colaborativa.
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XIMENES, S. Mi
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).