JOGOS INTERATIVOS EM TAMANHO NATURAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CRIANÇAS

  • Samanta Célia de Almeida Oliveira
  • André Luiz Jeovânio-Silva FAETERJ-Paracambi

Resumo

Os Planos Curriculares Nacionais recomendam uma Educação Ambiental transversal e além da atuação formal. Considerando que as manifestações lúdicas acompanham o desenvolvimento da inteligência e tem relação com estágios do desenvolvimento cognitivo, tivemos como objetivo desenvolver e testar um jogo interativo em escala natural para EA com crianças de 7 a 12 anos. Neste estudo participante e de campo confeccionou-se um jogo de 6,75m2 sobre Dengue, aplicado em uma escola em Nova Iguaçu. Os resultados demonstraram que através do jogo em escala natural vivenciou-se um aprendizado interessante e especial, com dinâmica, diversão e interatividade diferenciadas. Atuar como peça do jogo pareceu mergulhar o aluno no contexto proposto, proporcionando uma aprendizagem ativa, prazerosa e colaborativa.

Referências

BRASIL. LEI No 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 15 mar. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. 1ª a 4ª série. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf Acesso mar. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Ensino de primeira à quarta série. Brasília, 1997.a Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf> Acesso em: 30 mar. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília, 1997.b Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf Acesso em: 10 mar. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional De Educação. Conselho Pleno. Resolução Nº 2, de 15 de Junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em http://mobile.cnte.org.br:8080/legislacao-externo/rest/lei/89/pdf Acesso em: 10 jan. 2015.

CASTRO, R. S.; SPAZZIANI, M. L.; SANTOS, E. P. Universidade, meio ambiente e parâmetros curriculares nacionais. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R.S. (Orgs.) Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2000.
FALABAHIA. Disponível em: Acesso em: 12 ago. 2013.

FIOCRUZ. Disponível em: http://www.fiocruz.br/rededengue/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home Acessado em 10 de março de 2013.

IOC.FIOCRUZ. Disponível em: Acesso em: 10 mar. 2013.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

LOUREIRO, C.F.B. (Org.). A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.

LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra hegemônica. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 11 n. 1, p. 53-71. 2013. Disponível em: Acesso em: 10 set. 2015.

MURCIA, J. A. M. et al. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed. 2005.

ONU.ORG. Disponível em: http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/03/Rio+20_Futuro_que_queremos_guia.pdf Acesso em: 10 fev. 2013.

OROS. Disponível em: Acesso em: 12 mar. 2013.

PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. São Paulo: Forense-Universitária, 1967.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho cientifico. 21ª Edição Revista e ampliada. São Paulo: Cortez, 2000.

SILVA, M. S.; CRIBB, S. L. S. P.; JEOVANIO-SILVA, A. L. Impactos de gincanas interdisciplinares sobre a visão em educação ambiental de estudantes do ensino médio em um colégio no Rio de Janeiro. Educação Ambiental em ação, n. 45, Ano XII. Setembro-Novembro, 2013. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1583 Acesso em: 20 jan. 2014.

TOZONI-REIS, M.F.C. Educação Ambiental: natureza, razão e história. 2ª edição. Campinas: Autores Associados, 2008.

XIMENES, S. Mi
Publicado
2015-09-26
Como Citar
OLIVEIRA, Samanta Célia de Almeida; JEOVÂNIO-SILVA, André Luiz. JOGOS INTERATIVOS EM TAMANHO NATURAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CRIANÇAS. Revista Presença, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 1-24, sep. 2015. ISSN 2447-1534. Disponível em: <https://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/56>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

Jogos interativos; Educação Ambiental; Métodos lúdicos; Jogo em tamanho natural.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##