INVESTIGAÇÃO DA QUALIDADE DA �GUA PARA CONSUMO HUMANO NA COMUNIDADE DO MUQUIÇO NA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO
Resumo
Neste trabalho foi avaliada a qualidade da água para consumo humano, através da análise qualitativa da presença de Coliformes Totais e Escherichia coli na comunidade do Muquiço na zona norte do Rio de Janeiro. A coleta foi realizada em dezessete residências em dois pontos distintos: Entrada da CEDAE e Torneira da Cozinha. A análise foi realizada utilizando o kit colilert. O resultado é apresentado após 24 horas de incubação à 35ºC. Das dezessete casas, apenas sete casas não apresentaram nenhum tipo de contaminação e outras dez casas apresentaram contaminação por coliformes totais e E.coli. Essa contaminação pode ser proveniente da proximidade das tubulações de água potável com as tubulações de esgoto e ligações clandestinas, ou então, ao armazenar a água na caixa d’água com presença de fezes de animais de sangue quente. Os moradores das residências visitadas foram orientados sobre os riscos que podem ser oferecidos pela utilização da água contaminada e também sobre a limpeza da caixa d’água e a periodicidade correta para prevenir sua contaminação fecal.Referências
BRASIL, Vigilância e Controle da Qualidade para Consumo Humano – Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde – 2006 (212 páginas). DisponÃvel em:
BRASIL, Resolução Nº 463, de 27 de junho de 2007 – Conselho Federal de Farmácia. DisponÃvel em: http://www.cff.org.br, Acesso em: 15 jan. 2014.
BRASIL, Portaria Nº 177 de 21 de Março de 2011- FUNASA (Fundação Nacional de Saúde). DisponÃvel em:
BRASIL, Portaria 2914 de 2011. Ministério da Saúde. DisponÃvel em: http://www.saude.mg.gov.br/index.php?option=com_gmg&controller=document&id=8014 Acesso em: 18 set. 2015.
BRASIL, Manual Prático de Análise de Ã?gua – 4ª edição, BrasÃlia – FUNASA- 2013. DisponÃvel em:
CEDAE, Companhia Estadual de Abastecimento de Ã?gua e Esgoto. DisponÃvel em:
DI BERNARDO, Luiz; DANTAS, Ângela Di Bernardo. Métodos e técnicas de tratamento de água. 2ª edição / São Carlos: RiMa, 2005 (volume 1).
DOMINGUES, Vanessa Oliveira et al. Contagem de bactérias heterotróficas na água para consumo humano: Comparação entre duas metodologias. Saúde, Santa Maria, vol. 33, nº 1, pág.: 15-19, 2007.
DisponÃvel em:
FIOCRUZ, Sistema de avaliação da qualidade da água, saúde e saneamento. DisponÃvel em:
FREGONESI, Brisa Maria et al. Cryptosporidium e Giardia: desafios em águas de abastecimento público. O Mundo da Saúde, São Paulo - 2012; 36(4): 602-609.
DisponÃvel em:
Acesso em: 20 abr. 2014.
LACEN – RJ, Manual de coleta e transporte de amostras enviadas para análises microbiológicas de água para consumo humano. Revisão: 01, manual: 05; Sistema de Garantia de Qualidade.
MAIA NETO, Candido Furtado. Ã?gua: direito humano fundamental máximo. Proteção jurÃdica ambiental, responsabilidade pública e dever da cidadania. Verba Juris ano 7, n. 7, jan./dez. 2008, P. 323-352. DisponÃvel em:
MEIO AMBIENTE NEWS. DisponÃvel em:< http://www.meioambientenews.com.br>
Acesso em: 26 jan. 2014.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação cientÃfica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).