CARACTERIZAÇÃO DO TREINAMENTO DE PRATICANTES DE ULTRAMARATONA
Resumo
Objetivando estabelecer o perfil de treinamento de ultramaratonistas mediante a escassez na literatura brasileira sobre o planejamento e metodologia de treino para corridas de longa distância, avaliou-se 72 ultramaratonistas, dos quais 17 eram mulheres, com idades entre 32 e 65 anos, e praticantes da modalidade há, pelo menos, um ano. Aplicou-se o questionário, contendo 24 perguntas. Identificou-se que os voluntários possuíam cinco anos de experiência em corrida antes de iniciarem na ultramaratona. Apenas 8,33% mencionaram a busca pela performance. A maioria (64,62%) declarou empregar profissionais ao planejamento dos treinos. Para 32,31%, a corrida era o único esporte praticado. Independentemente de orientação profissional, observou-se inadequações no que tange à periodização do treinamento: definição dos objetivos e calendário de competições, composição dos meios de treinamento, distribuição das fases da preparação física, sessões de treinamento, volume x intensidade, sobrecarga, intervalos de descanso ou recuperação, entre outros aspectos. Então, concluiu-se que no grupo avaliado não havia periodização do treinamento.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).