CLASSIFICAÇÃO DE INDIVÍDUOS ANSIOSOS POR ÁRVORE DE DECISÃO
Resumo
Objetivando estimar dois modelos de classificação com 62 indivíduos ansiosos, aplicou-se o algoritmo CART para árvore de decisão, visando identificar o Problema Clínico (Ansiedade e Ansiedade + Depressão) e Estilo de Vida (Sedentário e Ativo). Utilizou-se o RStudio 2022.07.2+576 for Windows® para codificação e a aprendizagem de máquina para reduzir a interferência humana, separando em grupos de teste e treino, contendo 70,00% e 30,00% dos voluntários respectivamente. O modelo para predição do Problema Clínico apresentou-se adequadamente com acurácia de 90,70%, enquanto que aquele para predizer a Condição de Sedentário deteve ajuste perfeito, acurácia de 100,00%. Então, concluiu-se que ambos modelos conseguiram classificações adequadas à realidade apresentada.
Palavras-chave: aprendizagem de máquina. modelo supervisionado. inteligência artificial. ciência de dados. mineração de dados.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).