DEMOGRAFIA, INDÍCIOS E SOFRIMENTO PSÍQUICO DE INDIVÍDUOS ANSIOSOS SEDENTÁRIOS E FISICAMENTE ATIVOS
Resumo
O estudo objetivou comparar indivíduos ansiosos ativos e sedentários quanto características demográficas, sintomas e sofrimento psíquico. Para tanto, avaliadas foram 56 pessoas, 42 ativas, com idades entre 17 e 83 anos, diagnosticadas com ansiedade e residentes no município do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu por aplicação de questionário composto por 14 perguntas, cinco abertas. Estimadas foram medidas de localização e dispersão para as variáveis quantitativas, e teste de Mann-Whitney. Enquanto as qualitativas foram estudadas pela análise de frequência e teste Qui-quadrado, sempre tendo a = 0,05. Nenhuma diferença estatisticamente significativa foi constatada (valor-p > 0,05). Então, concluiu-se que a análise individual das variáveis não foi suficiente para distinguir os estilos de vida ativo e sedentário no grupo de indivíduos ansiosos estudado.
Palavras-chave: exercício físico. distúrbio psíquico. saúde psíquica.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).