AGRUPAMENTO DE VARIÁVEIS DE TREINAMENTO DE ULTRAMARATONISTAS
Resumo
Introdução: A Ultramaratona foi conceituada como qualquer corrida com distância superior à 42.195 km. No Brasil, o número de participantes seria muito pequeno, mas teria aumentado nos últimos anos. Objetivo: Agrupar variáveis de treinamento de ultramaratonistas. Materiais e Métodos: Grupo de voluntários composto por 72 ultramaratonistas, 55 homens, idades entre 32 e 65 anos, e praticantes há 12 meses. Empregado foi o método aglomerativo, tendo a distinção estabelecida por função de distância. O algoritmo codificado em R foi o k-médias. Resultados: Encontrou-se cinco Clusters, o primeiro agrupou Idade e Experiência. O Cluster 2 deteve variáveis relacionadas às escolhas (Ambiente, Outro Esporte, Profissional de Educação Física, Função e Sexo). O Cluster 3 refletiu o planejamento do treinamento (Corrida Sessão, Intensidade da Corrida e treinamento de Força) e o Cluster 4 reuniu os elementos Acompanhamento (com menção à equipe técnica) Prova e Lesão. O Volume de Corrida ficou no Grupo 5. Conclusão: Os resultados apontaram para a formação de três clusters que concentraram as variáveis de treinamento.
Palavras-chave: exercício físico. planejamento. desporto. estatística. análise de grupo.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).