CARACTERIZAÇÃO DO PRATICANTE DE ULTRAMARATONA
Resumo
O presente trabalho objetivou estimar a caracterização do praticante de ultramaratona no Brasil. Para tanto, O grupo de voluntários foi composto por 72 ultramaratonistas (17 mulheres), residentes nas regiões sudeste, nordeste ou sul, com idades entre 32 e 65 anos, e experiência mínima na modalidade de ano. A coleta de dados se por 24 perguntas, aplicadas presencialmente ou pelo Google Forms. Os principais resultados foram Idade = 46,13 ± 7,55 anos, com pelo menos, Ensino Superior (52 pessoas). Trabalhar era a realidade de 67 respondentes, conquistando renda mensal entre quatro e 10 salários-mínimos. Então, concluiu-se que para o grupo avaliado, os atletas apresentariam padrão elevado para as condições brasileiras.
Palavras-chave: Desporto. Demografia. Atletas.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).