IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO DE LUTAS NA ESCOLA: ASPECTOS À LUZ DO MÉTODO DELPHI
Resumo
O presente estudo objetivou identificar os aspectos a serem observados na implementação de um projeto de lutas. Para tanto foi formado um grupo de 15 professores de Educação Física com, pelo menos, cinco anos de experiência na regência de turmas do Ensino Fundamental no município do Rio de Janeiro e, minimamente, dois anos como praticante regular de alguma disciplina inerente à temática. O método Delphi iniciou-se pela aplicação de quatro perguntas abertas e uma fechada, cujas respostas foram selecionadas e valoradas pelos profissionais. As principais características positivas foram o desenvolvimento do Respeito (4,47 ± 0,64 pontos) e da Relação Familiar (4,40 ± 0,83 pontos), enquanto que as possibilidades negativas foram Violência (4,27 ± 0,80 pontos), Briga (4,00 pontos ± 22,15%) e Agressividade (4,00 pontos ± 21,13%). O projeto foi considerado válido (7,60 ± 1,50 pontos). Portanto, concluiu-se que o projeto seria factível desde que observados os aspectos destacados pelos profissionais.
Palavras-chave: Criança, Educação, Ensino Fundamental, Arte Marcial.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).