PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS E FORMAÇÃO CIDADÃ

  • Homero da Silva Nahum Junior Centro Universitário Celso Lisboa
  • Ana Cristina Lopes y Glória Barreto Centro Universitário Celso Lisboa
  • Roxana Macedo Brasil Centro Universitário Celso Lisboa
  • Handerson David Rigueira Centro Universitário Celso Lisboa
  • Igor Silva Mota Centro Universitário Celso Lisboa
  • Lucas Luiz Coelho da Silva Centro Universitário Celso Lisboa
  • Marcos Vinícius Salomão Ferreira Centro Universitário Celso Lisboa
  • Raphael Muniz Silva Centro Universitário Celso Lisboa
  • Thelmo Martelotta Gomes Centro Universitário Celso Lisboa

Resumo

Objetivo: verificar importância dos projetos sociais à formação cidadã. Materiais e Métodos: os dados foram coletados em Projetos Sociais Esportivos (PSE) no município do Rio de Janeiro, com 269 respondentes entre 14 e 17 anos de idade, utilizou-se oito perguntas. O tratamento estatístico empregou medidas de localização e dispersão, e análise de frequência. A inferência (a = 0,05) incluiu o Teste de Kolmogorov-Smirnov para a normalidade, e a comparação pelos testes de Kruskal-Wallis e Qui-quadrado. Resultados: declaração de melhora em Comunicação (124 ocorrências), Relação Familiar (131 pessoas) e Relação Social (130 respondentes), bem como no desenvolvimento de Companheirismo (141 indivíduos), Paciência (124 pessoas), Responsabilidade (117 respondentes) e Solidariedade (132 declarações). Conclusão: a participação em PSE contribuiu positivamente à cidadania.


 


Palavras-chave: Esporte, Cidadania, Condição Social.

Publicado
2024-04-13
Como Citar
JUNIOR, Homero da Silva Nahum et al. PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS E FORMAÇÃO CIDADÃ. Revista Presença, [S.l.], v. 10, n. 22, p. 326 - 339, apr. 2024. ISSN 2447-1534. Disponível em: <https://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/412>. Acesso em: 07 oct. 2024.

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