PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS E FORMAÇÃO CIDADÃ
Resumo
Objetivo: verificar importância dos projetos sociais à formação cidadã. Materiais e Métodos: os dados foram coletados em Projetos Sociais Esportivos (PSE) no município do Rio de Janeiro, com 269 respondentes entre 14 e 17 anos de idade, utilizou-se oito perguntas. O tratamento estatístico empregou medidas de localização e dispersão, e análise de frequência. A inferência (a = 0,05) incluiu o Teste de Kolmogorov-Smirnov para a normalidade, e a comparação pelos testes de Kruskal-Wallis e Qui-quadrado. Resultados: declaração de melhora em Comunicação (124 ocorrências), Relação Familiar (131 pessoas) e Relação Social (130 respondentes), bem como no desenvolvimento de Companheirismo (141 indivíduos), Paciência (124 pessoas), Responsabilidade (117 respondentes) e Solidariedade (132 declarações). Conclusão: a participação em PSE contribuiu positivamente à cidadania.
Palavras-chave: Esporte, Cidadania, Condição Social.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).