IDENTIFICAÇÃO DE TALENTO ESPORTIVO NA ESCOLA

  • Homero da Silva Nahum Junior Centro Universitário Celso Lisboa
  • Ana Cristina Lopes y Glória Barreto Centro Universitário Celso Lisboa
  • Roxana Macedo Brasil Centro Universitário Celso Lisboa
  • Michel Melo Lapa Centro Universitário Celso Lisboa
  • Luís Henrique Sales Dias Coelho Centro Universitário Celso Lisboa
  • Marcos Paulo Martins de Mello Centro Universitário Celso Lisboa

Resumo

Objetivo: caracterizar a detecção de talentos esportivos no contexto escolar. Materiais e Métodos: avaliados foram 123 professores, todos com experiência mínima de cinco anos de regência no ensino Fundamental ou Médio. Os dados foram coletados por instrumento com 13 perguntas. O tratamento estatístico versou sobre estimativas de localização e dispersão às variáveis quantitativas e análise de frequência para as qualitativas, com submissão ao teste qui-quadrado (a = 0,05). Resultados: Os principais resultados indicaram que para 44,04% dos entrevistados a falta de equipamento foi considerada como Às Vezes, 74,42% declararam que a falta de um programa específico seria o principal motivo dos possíveis talentos não chegarem no alto desempenho. Esses resultados culminaram na declaração de Nota 5 (0-10) por 23,26% para a importância da descoberta e do desenvolvimento de talentos no ambiente escolar. Conclusão: no grupo avaliado não avalia detecção de talento esportivo.


 


Palavras-chave: Esporte, Formação Cidadã, Condição Social.

Publicado
2024-04-09
Como Citar
JUNIOR, Homero da Silva Nahum et al. IDENTIFICAÇÃO DE TALENTO ESPORTIVO NA ESCOLA. Revista Presença, [S.l.], v. 10, n. 22, p. 134 - 152, apr. 2024. ISSN 2447-1534. Disponível em: <https://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/411>. Acesso em: 21 nov. 2024.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##