IDENTIFICAÇÃO DE TALENTO ESPORTIVO NA ESCOLA
Resumo
Objetivo: caracterizar a detecção de talentos esportivos no contexto escolar. Materiais e Métodos: avaliados foram 123 professores, todos com experiência mínima de cinco anos de regência no ensino Fundamental ou Médio. Os dados foram coletados por instrumento com 13 perguntas. O tratamento estatístico versou sobre estimativas de localização e dispersão às variáveis quantitativas e análise de frequência para as qualitativas, com submissão ao teste qui-quadrado (a = 0,05). Resultados: Os principais resultados indicaram que para 44,04% dos entrevistados a falta de equipamento foi considerada como Às Vezes, 74,42% declararam que a falta de um programa específico seria o principal motivo dos possíveis talentos não chegarem no alto desempenho. Esses resultados culminaram na declaração de Nota 5 (0-10) por 23,26% para a importância da descoberta e do desenvolvimento de talentos no ambiente escolar. Conclusão: no grupo avaliado não avalia detecção de talento esportivo.
Palavras-chave: Esporte, Formação Cidadã, Condição Social.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).