METÁNALISE DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA PÚBERES
Resumo
Objetivo: avaliar o impacto não específico do treinamento de força para púberes. Materiais e Métodos: avaliados foram 44 artigos científicos publicados entre 2017 e 2021 nos idiomas espanhol, francês ou inglês. O critério de inclusão foi o desenho experimental caso-controle. A realização da metanálise foi desenvolvida no RStudio 2022.02.0+443 for Windows, visando a plotagem do gráfico floresta. Resultados: constatou-se o desfecho positivo e significativo (valor-p < 0,00), particularmente do Modelo de Efeitos Fixos. Dentre os estudos, 14 detiveram impactos intensos naquele desfecho, isso possivelmente pela elevada heterogeneidade verdadeira entre os estudos (I2 = 98,50%, valor-p = 0,00). Conclusão: o treinamento de força para púberes teve impacto positivo.
Palavras-chave: Maturação, Revisão Sistemática, Tempo, Fisiologia.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).