OBESIDADE ESCOLAR E AS CONDIÇÕES DE INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Objetivo: caracterizar as condições de intervenção do professor de Educação Física frente à obesidade de escolares. Materiais e Métodos: entrevistados foram 104 profissionais da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por 12 perguntas, cujas respostas foram submetidas à análise de descritiva ou de frequência, essa seguida do teste qui-quadrado (a = 0,05). Resultados: apesar da maioria (70 pessoas, valor-p = 0,00) ter em suas turmas alunos com quadro de obesidade, o tema não era abordado em aula teórica (51 pessoas, valor-p = 0,00) ou prática (50 ocorrências, valor-p = 0,00). Conclusão: no grupo avaliado havia ausência de condições à intervenção frente à obesidade de escolares.
Palavras-chave: Ensino Fundamental, Educação Infantil. Escola, Saúde.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).