AMPLIANDO O FOCO DAS LENTES: um olhar dos alunos de psicologia sobre as transformações nos arranjos familiares
Resumo
A família é um importante grupo social que vem tendo sua estrutura reconfigurada ao longo dos anos. Impulsionada pelas inúmeras transformações da sociedade, a família desenvolve uma grande capacidade de se reorganizar, dando origem a diversos outros arranjos familiares. O presente trabalho visa lançar um olhar sobre como as mudanças nas configurações familiares são percebidas e representadas por estudantes de psicologia, buscando suscitar reflexões acerca das novas configurações que se apresentam e os desafios que se impõem aos alunos – futuros profissionais – que atuarão no campo da psicologia. Objetiva-se mensurar quais são os posicionamentos daqueles que acabam de iniciar o curso de psicologia em detrimento daqueles que estão terminando a graduação do mesmo curso sobre a temática familiar, buscando compreender as mudanças quanto à percepção dos novos arranjos familiares no decorrer do curso. A fim de alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica aliada a uma pesquisa de campo tendo a participação de quarenta alunos sem discriminação de gênero ou idade do curso de Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa. Constatou-se que durante o processo analisado por este artigo, foi possível perceber resistências no que diz respeito a alguns novos arranjos familiares, entretanto obtivemos respostas favoráveis quanto a importância da família e que mesmo depois de tantas mudanças sociais, continua intocável no que diz respeito à sua função.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).