AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DA PERDA DE PESO EM ATLETAS DE JUDÔ DO SEXO MASCULINO ANTES DAS COMPETIÇÕES
Resumo
No judô existem critérios para separação por categoria, como o peso e a idade do atleta. Em decorrência dessa separação por categoria, muitos atletas optam pela perda rápida de peso (PRP) antes das competições, com o intuito de lutar com adversários mais fracos. Entretanto, esse tipo de prática leva a consequências graves para a saúde e para o desempenho do atleta. O objetivo do estudo foi avaliar que tipo de estratégias são utilizados para a perda rápida de peso antes das competições e identificar que tipo de pessoas orientam os atletas para adotar essa pratica. Fizeram parte deste estudo 54 atletas de academias de Zona Oeste e do Centro de Treinamento da Vilar Militar do Rio de janeiro, no ano de 2014. Os participantes foram separados em grupos, sendo 27 considerados atletas de elite (profissionais) e outros 27 atletas iniciantes no esporte. Todos eram do sexo masculino. Após o consentimento formal para o ingresso na pesquisa, responderam a um questionário previamente validado por ARTIOLI (2008). Foi observado que a idade entre os atletas de elite variou em torno de 16 anos e os iniciantes em torno de 19 anos. Entre os atletas de elite, a prática da perda rápida de peso antes da competição foi relatada em 89% dos participantes de elite. Em relação aos iniciantes, foi observado que os métodos mais utilizados para a PRP correspondiam à realização de mais exercícios do que o habitual, treinar propositalmente em locais quentes e diminuir a ingestão de líquidos ao longo do dia. Desta forma, pode-se concluir que o acompanhamento específico com esses atletas por um profissional nutricionista seja necessário para que os mesmos tenham a preservação da saúde e do bem estar, bem como do alto desempenho desportivo.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).