COVID-19: UM PANORAMA SOBRE AS VACINAS CONTRA O SARS-COV-2
Resumo
No final do ano de 2019, foi descoberto em Wuhan, sétima maior cidade da China, um novo tipo de coronavírus, chamado de SARS-CoV-2, agente etiológico da doença COVID-19. Devido à sua alta transmissibilidade, o vírus se dispersou para todos os continentes do mundo, fazendo com que em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde declarasse a pandemia de COVID-19. Concomitantemente, propostas de vacinas foram desenvolvidas e, atualmente, algumas já estão aprovadas. Este trabalho teve como objetivo identificar as vacinas aprovadas contra o SARS-CoV-2 e descrever o mecanismo de ação de cada uma delas. Para isso foi realizado uma revisão integrativa, consultando os documentos oficiais e artigos científicos disponibilizados em plataformas digitais como Periódicos Capes e Google Acadêmico, no período de janeiro de 2020 a abril de 2021. Até esse período, havia 9 vacinas disponíveis no mundo, sendo quatro delas utilizadas no Brasil: a vacina das fabricantes Pfizer (Cominarty), Johnson & Johnson (Ad26.CoVS2.S) e as em parceria com institutos brasileiros, como as da AstraZeneca/Fiocruz (Covishield) e Sinovac/Butantan (CoronaVac). Até junho de 2021, o Brasil imunizou 12,1% de sua população, enquanto Israel alcançava 59,6%. O aumento da população vacinada reduz a circulação do vírus, o que influencia na mudança do cenário pandêmico. Para o controle da transmissão do vírus SARS-CoV-2 e redução das chances de surgimento de novas variantes é necessário associar a vacinação com as medidas de restrições.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).