PERFIL DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA DE CHAGAS NO BRASIL: 2008 A 2020
Resumo
A Doença de Chagas (DC), causada pelo Trypanosoma cruzi, pode infectar o homem por meio da transmissão vetorial, oral, vertical e acidental. Este estudo consistiu na análise dos casos agudos notificados entre 2008 e 2020 no Brasil e divulgados no DATASUS, a fim de identificar o perfil de transmissão da doença. No período estudado, 2.552 casos foram notificados, sendo a transmissão oral a principal forma de infecção. O novo cenário epidemiológico de transmissão da DC exige mudanças nas estratégias de educação em saúde, vigilância e controle da doença.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).