OS MUITOS MUNDOS DA AUTOMUTILAÇÃO: DISCUTINDO A PUBLICIZAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DOS PROCESSOS DE MUTILAR-SE
Resumo
O presente trabalho visa promover uma discussão acerca dos processos de automutilar-se, bem como a sua publicização no campo virtual/redes sociais e compreender os diferentes aspectos do papel dos psicólogos nesses grupos. Foi utilizado o método de pesquisa cartográfica, pelo qual vivenciamos os muitos mundos da automutilação como observadoras e, por vezes com uma aproximação maior, porém assegurando cuidado, respeito e imparcialidade para não estabelecer interferências no campo pesquisado. Ressaltamos a relevância dos resultados e dos impactos positivos e negativos a partir do recebimento de recusa na nossa tentativa do acesso, em alguns grupos, bem como do recebimento de aceitação direta por parte de administradores em outros. Esta pesquisa teve como contribuições um debate teórico da temática e a possibilidade de esclarecimento e informação tanto para familiares quanto para pessoas que praticam o ato da automutilação. Como produto da mesma, criamos um grupo no Facebook como legado para os demais estudantes de psicologia, psicólogos e profissionais de áreas com interesses afins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).