NORMAS REGULAMENTADORAS APLICADAS À MANUTENÇÃO DE AR-CONDICIONADO CENTRAL VRF
Resumo
O profissional refrigerista tem uma rotina com diversas tarefas, entre elas a elaboração de projetos de sistemas de refrigeração, instalação e manutenção preventiva e corretiva de equipamentos. Para minimizar possíveis erros estruturais e atuar na prevenção de acidentes pessoais, a norma brasileira ABNT NBR 16401 (2008) regulamenta as atividades dessa função visando à segurança e saúde do profissional. Para este trabalho, com o fim de analisar os riscos e o atendimento a normas de saúde e segurança, foi utilizado um estudo de caso baseado na atividade de manutenção de ar-condicionado central modelo VRF (Variable Coolant Flow – Fluxo de Refrigerante Variável, em inglês). Como metodologia, foi confeccionado um questionário tipo checklist baseado nos pontos principais das normas regulamentadoras selecionadas. Esse questionário constou de 86 itens extraídos das normas regulamentadoras NR-06, NR-09, NR-10, NR-12, NR-17, NR-21, NR-23 e NR-35, em que se pode observar que 55% dos itens elaborados foram atendidos na aplicação junto ao acompanhamento da manutenção corretiva desse aparelho. Concluiu que a norma NR-17, que trata sobre ergonomia, é a norma de maior número de requisitos a serem seguidos numa manutenção e também a melhor observada no ambiente de estudo. Recomenda-se aplicabilidade desta norma para qualquer tipo e tamanho de ar-condicionado, principalmente o central VRF.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).