ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO SOBRE RUÍDOS GERADOS PELOS EQUIPAMENTOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL
Resumo
Os ruídos nas UTIs neonatais funcionam como estressores aos recém-nascidos ali em tratamento. Faz-se necessário, portanto, abordar o trabalho dos profissionais de saúde, em especial os enfermeiros, na contenção desses ruídos. Objetivo: identificar, a partir de uma revisão sistemática de literatura, qual tem sido a atuação do enfermeiro a fim de minimizar os ruídos dentro de uma unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN). Metodologia: revisão sistemática de literatura com seleção de artigos e análise dos dados, de acordo com os seguintes critérios: abordagem da minimização de ruídos em UTINs no resumo e apresentação de formas de intervenção para a redução dos ruídos em UTINs. Conclusão: Para manter o ambiente humanizado com a redução de ruídos inadequados, faz-se necessário haver a adoção de protocolos e ações educativas, visto que, ainda hoje, poucas unidades usam tais medidas, as quais podem favorecer a manutenção de um ambiente calmo e adequado para assim reduzir as taxas de lesões neurológicas e a permanência hospitalar dos neonatos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).