SUBJETIVIDADE E M?DIA: um olhar sobre as manifestações de 2013
Resumo
Sob a perspectiva da Psicologia Social Sócio Histórica, o presente artigo visa colaborar para a reflexão sobre a importância da mídia na demarcação de campos de subjetivação e como a mesma expressou-se em relação às manifestações populares ocorridas no Brasil no ano de 2013. Correlacionando Mídia e Psicologia, procurou-se demonstrar como a articulação de ambas cria ideologias que se inserem nas representações sociais. Realizou-se uma pesquisa de campo utilizando a teoria das representações sociais de Moscovici a fim de investigar e discutir o olhar dos graduandos de Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa sobre tais aspectos.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).