GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E O PAPEL EDUCATIVO DO ENFERMEIRO: uma reflexão dos acadêmicos de enfermagem
Resumo
A fase da adolescência é considerada um dos períodos de desenvolvimento humano, e nele ocorrem várias mudanças, entre as quais, corporais, emocionais e também socioculturais. A escolha do tema se deve ao impacto na sociedade e as questões que envolvem a gravidez na adolescência. A fim de, sensibilizar a população, principalmente os adolescentes, buscando contribuir para que os mesmos sejam agentes de transformação e escolhas para sua própria vida. A pesquisa tem como objetivo geral e específico: refletir acerca dos fatores determinantes da gravidez na adolescência a partir das políticas públicas para adolescente. Os dados foram coletados na base virtual da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Ministério da Saúde (MS). A partir da leitura dos artigos científicos selecionados, pode-se observar que os fatores determinantes da gravidez precoce têm múltiplas causas, incluindo descuido, uso incorreto do método contraceptivo, promiscuidade e acesso à informação de forma inadequada. O enfermeiro deve promover a educação sexual para as adolescentes, esclarecendo todas as suas dúvidas e ensinando os meios de prevenção. Sua atuação deve ser contínua, juntamente com a família e com a comunidade na qual a adolescente está inserida. Pode-se perceber com o presente estudo, que a gravidez na adolescência ainda é um grande problema social, pois apesar da diversidade de informação a respeito da contra concepção ainda existe um número alarmante de adolescentes grávidas.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).