TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA INSUFICIÊNCIA CARD�ACA CONGESTIVA
Resumo
Insuficiência cardÃaca congestiva (ICC), também conhecida como insuficiência ventricular esquerda ou somente insuficiência cardÃaca, é uma condição fisiopatológica na qual o coração se encontra incapacitado de bombear sangue a uma taxa ideal para atender à s necessidades dos tecidos metabolizadores. Quando esta condição ocorre, há uma diminuição na taxa de envio de sangue para o organismo, com consequente redução da oxigenação dos tecidos, causando falhas em diversos processos do organismo, como deficiente remoção de água, sal e impurezas da corrente sanguÃnea. A ICC é a única forma de doença cardÃaca que está aumentando em incidência e prevalência, apesar do declÃnio da mortalidade por doenças cardiovasculares, registrado nos últimos 30 anos. Acomete 2% da população do mundo ocidental e, embora a prevalência seja maior nos idosos, mais da metade dos portadores de ICC tem menos que 50 anos de idade. Quando surgem os primeiros sintomas, a mortalidade excede 50% em cinco anos. Desse modo, este trabalho propõe através de uma pesquisa bibliográfica exploratória, descritiva e explicativa, medidas que promovam benefÃcios clÃnicos, além de identificar o surgimento de fatores agravantes e comorbidades através da adesão à terapia medicamentosa, visando uma farmocoterapia de qualidade e segura, melhorando, portanto, o estilo de vida do paciente e minimizando hospitalizações por agravos da doença.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação cientÃfica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).