Processo de construção de material educativo (folders) em cuidado farmacêutico no uso racional de medicamentos para tratamento de gastrite

  • Carlos Magno de Marce Rodrigues Barros UNIRIO e CELSO LISBOA
  • Wesley Marce Rodrigues de Barros Centro Universitário Celso Lisboa
  • Lygia Cândido da Silva Centro Universitário Celso Lisboa
  • Maria Sheila do Nascimento Centro Universitário Celso Lisboa
  • Rosiclécia Correia Vasconcelos da Silva Centro Universitário Celso Lisboa
  • Taynara Francisca dos Santos Centro Universitário Celso Lisboa
  • Valdete Pereira de Oliveira Centro Universitário Celso Lisboa
  • Fernanda Bossemeyer Centurião Rede Escola Hub
  • Edézio Ferreira da Cunha-Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • André Rodrigues Pinto Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever o processo de elaboração de folders educativos com o intuito de promover cuidado farmacêutico em relação ao uso racional de medicamentos para tratamento de gastrite. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação e foi dividido em duas etapas: a busca bibliográfica e a elaboração dos folders. As bases de dados utilizadas para a pesquisa da literatura foram o Google Acadêmico, Pubmed, Scielo e Bireme. Foram usados os descritores em ciência da saúde (DeCS) nos idiomas português, espanhol e inglês. O trabalho resultou na produção de cinco materiais: 1. aspectos fisiopatológicos da gastrite; 2. tratamento da gastrite através de antiácidos; 3. tratamento da gastrite através de anti-histamínicos; 4. tratamento da gastrite através de bloqueadores da bomba de prótons e antibióticos; 5. Tratamentos alternativos contra a gastrite. Uma vez que a automedicação é hoje um problema de saúde pública e que esta prática muitas vezes é exercida sem o conhecimento básico dos efeitos adversos que esses tratamentos podem provocar, a promoção desses folders ajudará na implantação de assistência farmacêutica na população como uma ferramenta para auxiliar profissionais na sua prática em educação e saúde.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre, Coordenador e Docente do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando do curso de Farmácia do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil;

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda do curso de Farmácia do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil;

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda do curso de Farmácia do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda do curso de Farmácia do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda do curso de Farmácia do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Ciências Farmacêuticas (UFSM), Líder de Desenvolvimento Pedagógico da Rede Escola Hub, RJ, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Química (UFRJ). Tecnologista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (IFF-Fiocruz) e docente do Centro Universitário Celso Lisboa

Publicado
2020-11-06
Como Citar
BARROS, Carlos Magno de Marce Rodrigues et al. Processo de construção de material educativo (folders) em cuidado farmacêutico no uso racional de medicamentos para tratamento de gastrite. Revista Presença, [S.l.], v. 6, p. 4-18, nov. 2020. ISSN 2447-1534. Disponível em: <https://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/253>. Acesso em: 29 mar. 2024.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##