UMA COMPREENSÃO GESTÃ?LTICA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING: um estudo de caso clÃnico
Resumo
O bullying é uma violência que impõe um sofrimento imensurável e se apresenta como um dos mais graves problemas a serem enfrentados pelas escolas nos dias atuais. É um fenômeno que mescla preconceito e violência e pode causar graves danos à s vÃtimas. Embora ocorra principalmente no contexto escolar, essa violência é capaz de ultrapassar os muros das escolas e interferir negativamente em diversos aspectos na vida dos envolvidos como vÃtimas. As marcas deixadas pelo bullying podem ser carregadas para a vida adulta, influenciando na saúde e no bem-estar. O sofrimento decorrente do bullying pode ser tão devastador que, em diversos casos, o suicÃdio é visto como a única alternativa frente ao desespero de uma dor que se agiganta. Apesar dos primeiros apontamentos terem ocorrido no século XIX, o fenômeno passou a ter visibilidade e a atrair o olhar dos profissionais da saúde a partir da década de 1980. Entretanto, é possÃvel observar um grande atraso na discussão do tema em território brasileiro, além de pouca produção no campo da Psicologia sobre este assunto. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar o fenômeno bullying e seus envolvidos, além de buscar estabelecer uma compreensão embasada pela gestalt-terapia sobre a influência que este fenômeno pode apresentar na vida da vÃtima. Para alcançar estes objetivos, a metodologia empregada foi uma revisão narrativa de literatura aliada a um estudo de caso clÃnico. Foi possÃvel constatar com este estudo que a vÃtima de bullying pode apresentar dificuldades nas relações interpessoais, baixa autoestima e altos nÃveis de introjeção.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação cientÃfica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).