AS PRÃ?TICAS EDUCATIVAS NO ALOJAMENTO CONJUNTO: dialogando com Paulo Freire
Resumo
As práticas educativas auxiliam na promoção dos cuidados de enfermagem, na tentativa de contextualizar o que se refere ao Alojamento Conjunto. Traçamos como objetivo de: descrever as práticas educativas no AC e refletir as práticas educativas numa perspectiva de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva de abordagem qualitativa. O presente estudo foi desenvolvido na plataforma on line da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os dados obtidos neste estudo propiciaram aos autores refletir acerca de algumas práticas educativas e seus progressos dentro do alojamento conjunto. A partir deste estudo os autores compreenderam as inúmeras vantagens e possibilidades que são oferecidas no AC, através das práticas educativas, e os fatores que dificultam o processo de implantação do alojamento conjunto em algumas instituições apesar de ser uma obrigatoriedade. Verificamos a importância da comunicação e orientação adequada as puérperas. Acreditamos que, é possÃvel construir um cuidado de maneira integral, se os profissionais trabalharem com criatividade se atualizando de conhecimentos que estão diretamente ligadas a ações educativas efetivas. Sugere-se a atualização e o envolvimento dos profissionais com Sistema de Alojamento Conjunto (SAC), com a efetivação de estratégias de educação permanente, em busca da melhoria da qualidade da assistência. O profissional da saúde deve orientar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem, de maneira a promover as condições ideais para que os resultados ocorram através de conhecimentos sobre a linguagem utilizada no trabalho em grupo.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação cientÃfica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).