ABUSO SEXUAL INFANTIL INTRAFAMILIAR: consequências emocionais e comportamentais nas vítimas
Resumo
O presente artigo teve por objetivo abordar o tema de abuso sexual infantil, no ambiente familiar, e os impactos emocionais e comportamentais que esse tipo de violência causa em crianças vítimas do abuso sexual infantil intrafamiliar (ASI). Este tipo de abuso pode ser caracterizado através do ato sexual vaginal ou anal, sexo oral, carícias, exibicionismo, diálogo de conteúdo sexual, dentre outros. O ASI ocorre no seio familiar e é cometido por familiares e/ou pessoas próximas mediadas, por um vínculo de parentesco, confiança ou responsabilidade visando à obtenção de práticas sexuais, as quais podem ocorrer mediante violência física, sendo mais comum, entretanto, o uso da ameaça ou sedução por parte do abusador (FERREIRA, 2002). Este artigo, através de uma revisão de literatura, aponta para algumas consequências do abuso sexual infantil, definindo conceitos chaves para maior compreensão do tema, com o objetivo de entender o seu impacto no desenvolvimento da criança, mostrando, na primeira parte, o histórico sociocultural da criança, desde a Idade Média até a atualidade; na segunda parte define-se os conceitos de violência e abuso sexual; na terceira parte relata o contexto da dinâmica familiar dessas famílias envolvidas no abuso sexual infantil intrafamiliar; posteriormente aponta para algumas consequências do abuso sexual infantil, tais como: mudanças no comportamento habitual das crianças vítimas do ASI, isolamento social, baixa autoestima, dificuldades escolares e sentimento de vergonha e culpa por parte da criança; por fim, ressalta os direitos das crianças através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).