A VIVÊNCIA DO TRATAMENTO DE UM CÂNCER DE COLO UTERINO: um relato de experiência
Resumo
O objetivo deste estudo é descrever, a partir deste relato de experiência, a vivência do tratamento de um câncer de colo uterino na perspectiva das políticas públicas de saúde. A pesquisa é qualitativa, descritiva, na qual utilizamos um Relato de Experiência de uma Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC) grau III. Os dados foram organizados em eixos temáticos, a saber: as ações de prevenção e promoção ao diagnóstico precoce; aspectos emocionais frente ao diagnóstico de câncer: rede interligada: família e amigos, manejo do profissional de saúde frente ao paciente com diagnóstico de câncer; resiliência; o caminho percorrido: do diagnóstico ao tratamento proposto e a recuperação. As informações inadequadas referentes ao acesso e tratamento estão relacionadas ao conhecimento entre as mulheres, em relação ao exame citológico do colo uterino e à doença. Após o diagnóstico, os pacientes costumam apresentar respostas emocionais como ansiedade, raiva e depressão. O profissional de saúde precisa estar sensível ao sofrimento que acomete a mulher e a família de maneira que possa atender as dificuldades geradas pelo diagnóstico de neoplasia. A espiritualidade também ocupa um espaço importante na vida das pessoas e é coparticipante no lidar com a doença. Informações e esclarecimentos sobre pós-operatório para os pacientes nessa fase são importantes, mas devem ser manifestadas de forma que a paciente possa interagir e participar. Ao nos debruçarmos sobre a temática a partir de um relato de experiência, pudemos mergulhar e refletir acerca da importância do diagnóstico precoce a partir dos exames como o Papanicolau para a saúde da população feminina do país.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).