NÍVEIS DA VITAMINA D MATERNA E RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DO DIABETES GESTACIONAL
uma revisão da literatura
Resumo
Novos achados colocam a vitamina D no centro de diversas funções fisiológicas em sistemas diferentes, tais como o imune, ósseo e cardiovascular. Suas ações fisiológicas, mediadas via ação intracelular, são essenciais para o feto em formação. Em contrapartida, dados epidemiológicos evidenciam que a hipovitaminose D é um problema de saúde pública, podendo atingir também as gestantes, relacionando-se nesses casos com condições adversas, tais como risco elevado para prematuridade, hipertensão na gestação e diabetes gestacional (DMG). O objetivo desta revisão é apresentar e discutir de forma objetiva as principais funções metabólicas da vitamina D sobre o organismo materno e fetal e sua relação com o curso do DMG. A metodologia consistiu na busca por artigos científicos originais e de revisão, assim como consensos com nível elevado de evidência, nas bases de dados PubMed, Scielo e Lilacs, no período de novembro a dezembro de 2016. Os descritores usados foram “vitamina D”, “gravidez”, “diabetes gestacional” e seus respectivos equivalentes nas línguas inglesa e espanhola. Por fim, este artigo apresenta que há, na literatura científica, indícios da relação da hipovitaminose D e o quadro de resistência à insulina e DMG, tanto em estudos com humanos quanto em estudos experimentais. Todavia, há de se considerar a população de estudo, tipo de estudo e período gestacional avaliado. Ainda, a literatura científica apresenta achados conflitantes quanto ao papel da suplementação da vitamina D no controle glicêmico no DMG.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).