DANÇAS URBANAS NA ESCOLA

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIOS

  • Sidnei Jorge Fonseca Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
  • Dandara Calzolari
  • Paulo Henrique Saramargo

Resumo

A dança, inserida nas atividades rítmicas e expressivas, compõe os conteúdos da educação física escolar. As danças urbanas, como representantes da cultura corporal de movimentos, devem ser discutidas na literatura científica, com ênfase em experiências práticas que demonstrem os impactos de sua aplicabilidade no ambiente escolar. O objetivo geral foi discutir os relatos de experiências de dois estagiários que utilizaram as danças urbanas como ferramenta pedagógica no ambiente escolar. As experiências foram narradas com base nas características da descrição do local onde foi realizado o estágio, a recepção dos funcionários (direção, docentes e apoio), desenvolvimento e adesão dos conteúdos por ambos os gêneros. Posteriormente foi descrito as principais informações das narrativas. Concluiu-se que com a adequada utilização das danças urbanas é possível trabalhar temas transversais, conteúdos interdisciplinares, o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno, o enriquecimento da identidade cultural, a efetividade da comunidade escolar e discutir criticamente letras de músicas.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Graduação em educação física e doutor em ciências nutricionais.
Publicado
2018-03-31
Como Citar
FONSECA JUNIOR, Sidnei Jorge; CALZOLARI, Dandara; SARAMARGO, Paulo Henrique. DANÇAS URBANAS NA ESCOLA. Revista Presença, [S.l.], v. 4, n. 10, p. 54-64, mar. 2018. ISSN 2447-1534. Disponível em: <https://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/141>. Acesso em: 06 nov. 2024.
Seção
Artigo Livre

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##