DANÇAS URBANAS NA ESCOLA
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIOS
Resumo
A dança, inserida nas atividades rítmicas e expressivas, compõe os conteúdos da educação física escolar. As danças urbanas, como representantes da cultura corporal de movimentos, devem ser discutidas na literatura científica, com ênfase em experiências práticas que demonstrem os impactos de sua aplicabilidade no ambiente escolar. O objetivo geral foi discutir os relatos de experiências de dois estagiários que utilizaram as danças urbanas como ferramenta pedagógica no ambiente escolar. As experiências foram narradas com base nas características da descrição do local onde foi realizado o estágio, a recepção dos funcionários (direção, docentes e apoio), desenvolvimento e adesão dos conteúdos por ambos os gêneros. Posteriormente foi descrito as principais informações das narrativas. Concluiu-se que com a adequada utilização das danças urbanas é possível trabalhar temas transversais, conteúdos interdisciplinares, o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno, o enriquecimento da identidade cultural, a efetividade da comunidade escolar e discutir criticamente letras de músicas.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).