DIABETES GESTACIONAL
UMA DOENÇA SILENCIOSA
Resumo
O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é determinado pela diminuição da tolerância à glicose; gestantes acima dos 35 anos, gravidez múltipla e ganho de peso excessivo durante o período gestacional encaixam-se nos fatores de risco para a doença. A DMG normalmente é diagnosticada no 3º mês de gestação, podendo desaparecer ou permanecer após o parto. Os tratamentos variam de acordo com cada paciente e são eles: terapêuticos nutricionais, dietas, a prática de exercícios físicos e a insulinoterapia. Um Diabetes Mellitus Gestacional não tratado traz risco de vida para a futura mãe e para o bebê, levando a uma pré-eclâmpsia e macrossomia fetal, respectivamente.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).