A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SEGURANÇA DO PACIENTE EM CENTRO CIRÚRGICO DE ACORDO COM OS PROTOCOLOS DE CIRURGIA SEGURA E SEGURANÇA DO PACIENTE
Resumo
Objetivos: discutir o papel do enfermeiro na segurança do paciente no centro cirúrgico e propor um protocolo de cuidados de enfermagem no transoperatório do paciente em centro cirúrgico, em consonância com os protocolos internacionais de cirurgia segura e segurança do paciente. Método: estudo bibliográfico, qualitativo, descritivo, do tipo revisão integrativa de literatura, com a utilização de análise de estudos anteriores em relação à segurança do paciente em centro cirúrgico. Resultados: Após o cruzamento dos descritores e aplicação dos filtros foram selecionados 13 artigos para análise. Evidenciou-se a atuação do enfermeiro como de vital importância para garantia da segurança do paciente, tendo em vista que este profissional tem grande colaboração em todas as etapas que envolvem a passagem deste cliente pelo setor. Conclusão: observou-se que apesar de haver contribuição do profissional enfermeiro no transoperatório faz-se necessário que se intensifique sua atuação para a garantia de melhores resultados frente a segurança do paciente. Sendo assim, este estudo busca levar aos ambientes acadêmicos e assistenciais, a motivação para que o assunto segurança seja sempre a prioridade das equipes multiprofissionais.
Palavra-chave: Centro cirúrgico. Enfermagem. Segurança do paciente.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).