A PSICOLOGIA SOCIAL VOLTADA PARA UMA ABORDAGEM COMUNITÁRIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar a inserção da Psicologia Social voltada para uma abordagem comunitária e as políticas públicas no atual contexto da sociedade brasileira. Além disso, visa contribuir para uma reflexão acerca da participação dos psicólogos frente ao trabalho no campo das políticas públicas. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica como metodologia, a presente investigação analisa a construção dessas políticas públicas destacando as contradições existentes na sociedade e como o psicólogo pode contribuir para que o indivíduo possa compreender a comunidade da qual faz parte, seus antagonismos e de que forma pode intervir na transformação dessa realidade. O indivíduo ao conhecer o contexto, a comunidade, os grupos sociais, o ambiente que o cerca, consequentemente estará construindo sua identidade.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).