SER MÃE DE RECÉM NASCIDO PREMATURO INTERNADO EM UTINEONATAL
SENTIMENTOS E VIVÊNCIAS
Resumo
Este estudo tem como objetivos identificar os sentimentos de mães de Recém-Nascidos (RNs) prematuros internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e discutir e exemplificar as ações que devem ser tomadas pela equipe de enfermagem para o acolhimento da mãe e RN. É uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa. Utilizou-se o sistema de bases de dados Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando-se as seguintes palavras chaves: “Sentimentos e mãe e neonatal”. As buscas ocorreram no período de novembro de 2016. Foram selecionados, após os critérios de inclusão e exclusão, 05 artigos. A partir da análise crítica dos artigos selecionados, foram elencados como os sentimentos que têm maior repercussão negativa relacionados às mães de RN prematuros internados em uma UTI neonatal foram: culpa, medo, angústia, tristeza. Os sentimentos favoráveis que trouxeram repercussão positiva para as mães de RN prematuros, de acordo com os artigos analisados foram a esperança e a alegria. Identificou-se, ainda, alguns cuidados de enfermagem importantes neste contexto, tais como: oferecer condições mínimas de conforto viabilizando a explicação necessária sobre o estado de saúde do RN, proporcionar a mãe, o contato pele a pele com o RN pela posição canguru, estimular a sucção não nutritiva, dentre outros. Conclui-se que é necessário que a mãe seja apoiada pela equipe de saúde, fortalecendo seu vínculo afetivo com a criança. Entende-se que a hospitalização do RN envolve aspectos emocionais, socioeconômicos e culturais, os quais podem dificultar o processo de amamentação da mãe.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).