A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA CONSULTA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM HANSENÍASE
UM ESTUDO DE REVISÃO
Resumo
O objeto desse estudo versa sobre a atuação do enfermeiro na consulta de enfermagem ao paciente com Hanseníase. O objetivo é analisar a atuação do enfermeiro na consulta de enfermagem ao paciente com Hanseníase. É um estudo bibliográfico, descritivo e de abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), especialmente nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), sendo utilizados os descritores: Hanseníase e Consulta de Enfermagem, sem recorte temporal, nos meses de março e abril de 2017. Os dados foram analisados e discutidos à luz da abordagem qualitativa, e do apoio teórico do estudo. Resultados: Foram analisados 04 artigos que estiveram em concordância com o objeto e objetivo deste estudo. Verificou-se que os enfermeiros devem fazer orientações quanto à prevenção de incapacidades e a atenção voltada na tentativa de minimizar o estigma social desta patologia. Constatou-se a importância das atividades de educação em saúde, pelo enfermeiro, para viabilizar a melhora da qualidade de vida e do quadro do paciente com hanseníase. Constatou-se que o enfermeiro deve realizar, durante a consulta, o estabelecimento do vínculo entre enfermeiro e a pessoa com hanseníase. Conclusões: Recomenda-se que novos estudos sejam realizados a fim de que se enfatize a importância do enfermeiro no cuidado ao paciente com hanseníase e, principalmente, nas consultas de enfermagem.
Palavras-chave
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).