AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO RISCO CARDIOVASCULAR DE IDOSAS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UM CLUBE NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO

  • Gilmar Ramos da Silva Centro Universitário Celso Lisboa
  • Eliane Cordeiro de Lima Centro Universitário Celso Lisboa
  • Diego Carvalho Donath Almeida Centro Universitário Celso Lisboa
  • Bianca Martins Gregório Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fernanda Amorim de Morais Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro/Macaé

Resumo

O envelhecimento é considerado um processo natural, progressivo e irreversível, no qual ocorrem alterações morfológicas, fisiológicas, comportamentais e psicossociais. Estima-se que a população idosa brasileira seja formada por aproximadamente 20,6 milhões de idosos, o que representa quase 11% da população total. O objetivo do estudo é avaliar o estado nutricional de mulheres idosas que praticam ginástica em um clube da zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro – RJ. Realizou-se um estudo transversal com 60 idosas. Avaliou-se: peso corporal, estatura e as medidas da circunferência da cintura, abdome e quadril. A avaliação dietética foi realizada por meio da aplicação de um Questionário de Frequência Alimentar (QFA). Os dados foram tabulados e analisados de forma qualitativa. Resultados: A média de idade encontrada foi de 67 anos (±5,6 anos), nas quais 61,0% das idosas estão com excesso de peso e 70% com risco cardiovascular aumentado. Dentre os alimentos mais consumidos pelas idosas, destacam-se os ovos (76,6%), leite e derivados (75,1%), pizza (88,3%) e arroz branco (82,2%). Na conclusão a maioria apresenta excesso de peso e risco para doenças cardiovasculares, esse achado pode estar relacionado ao excesso do consumo de alguns alimentos hiperenergéticos, que podem influenciar no aumento do depósito de gordura e risco para doenças cardiovasculares.

Publicado
2017-01-03
Como Citar
SILVA, Gilmar Ramos da et al. AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO RISCO CARDIOVASCULAR DE IDOSAS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UM CLUBE NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO. Revista Presença, [S.l.], v. 2, n. 6, p. 13-28, jan. 2017. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/86>. Acesso em: 19 apr. 2024.
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

Antropometria; Consumo alimentar; Risco cardiovascular

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##