PROFESSOR, PSICÓLOGO, E SUPERVISOR: MOTIVAÇÃO, INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES NA DINÂMICA ENTRE AS TRÊS ÁREAS DE ATUAÇÃO

  • Patrícia da Motta Vieira Figueredo Centro Universitário Celso Lisboa
  • Margareth Santana da Silva Duarte Centro Universitário Celso Lisboa
  • Rosileni Blanco dos Santos Centro Universitário Celso Lisboa

Resumo

Objetivo: Essa pesquisa teve por objetivo investigar o que levou o profissional Psicólogo ao exercício da profissão, ao mesmo tempo, como Professor do curso superior de Psicologia, Supervisor do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e Psicólogo, bem como identificar prováveis influências e contribuições mútuas da prática de tais áreas, com o intuito de elucidar possibilidades de atuação do profissional Psicólogo que geralmente não aparecem em pauta durante o curso de graduação, tais como docência e supervisão de estágio, bem como mostrar o que a atuação nas três áreas pode contribuir para a formação e para o desempenho do profissional.

Metodologia: Para a coleta de dados, foram realizadas pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com 09 Professores do curso de graduação em Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior do Rio de Janeiro, que atuam como Supervisores do Serviço de Psicologia Aplicada e também como Psicólogos em suas respectivas áreas. Todos os entrevistados assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, aceitando participar voluntariamente da pesquisa. Os dados foram coletados no ambiente universitário, com a anuência da direção acadêmica da Instituição. A coleta dos dados consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas adaptadas do questionário utilizado por Martins (2012) em sua dissertação de Mestrado intitulada “Psicólogo-professor: o processo de constituição da identidade docente”. A entrevista é composta por perguntas sobre os dados sociodemográficos e questões referentes ao processo de escolha da área de atuação dos entrevistados e ao exercício da profissão nas três áreas. A análise dos dados foi realizada a partir do conteúdo das respostas emitidas e utilizou-se a análise qualitativa, com ênfase na análise do discurso dos participantes, de acordo com a vertente teórica de Norman Fairclough (2001).

Conclusão: As hipóteses que nortearam essa pesquisa foram as de que a escolha do exercício da profissão de Professor do curso superior de Psicologia, Supervisor do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e Psicólogo, simultaneamente, se dá pela necessidade de atualização, de estudos e de desenvolvimento de habilidades sociais, assim como pela possibilidade de contribuição na formação de discentes e pelo desejo de contribuir com os avanços das pesquisas em psicologia; de que há uma relação de complementaridade entre as três áreas citadas; e de que houve influência significativa de alguns professores na escolha da atuação profissional nas três áreas. Todas as hipóteses foram confirmadas. Além disso, a presente pesquisa verificou o uso recorrente da palavra “apaixonamento” pelos entrevistados ao se referirem à escolha profissional nas três áreas, estas entendidas como um tripé de atuação profissional. Observou-se também uma forte relação da área de atuação escolhida por cada um dos entrevistados com o objetivo profissional pretendido no exercício das três áreas. E, finalmente, verificou-se a necessidade de se repensar o triplo vértice da atividade do terapeuta: o teórico, o técnico e o experiencial, elencando, como ressalta Buys (1987), a supervisão como o espaço integrador desses três fatores para o aprimoramento da prática clínica, assim como a necessidade de ser discutida e oferecida dentro da formação de Psicólogos a possibilidade de atuação profissional nessas três áreas.

Referências

BRASIL, Ministério do Trabalho, Catálogo Brasileiro de Ocupações, Brasília, outubro de 1992. Disponível em . Acesso em 18 nov. 2016.

BUYS, Rogério Christiano. Supervisão de psicoterapia na abordagem humanista centrada na pessoa. São Paulo: Summus, 1987.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional do Psicólogo, Brasília, 2014.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UNB, 2001.

MARTINS, M. Psicólogo-professor: o processo de constituição da identidade docente. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Fundação Universidade Federal do Piauí, 2012. Disponível em http://leg.ufpi.br/ppged/index/pagina/id/5772. Acesso em 25 abr. 2016.

MAZER, Sheila Maria; MELO-SILVA, Lucy Leal. Identidade profissional do Psicólogo: uma revisão da produção científica no Brasil. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 30, n. 2, p. 276-295, 2010 . Disponível em . Acesso em 18 nov.2016

MORATO, Henriette Tognetti Penha. Refletindo sobre supervisão. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 9, n. 1, p. 38, 1989 . Disponível em . Acesso em 30 Mar. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98931989000100011.

NJAINE, Kathie; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise do discurso da imprensa sobre rebeliões de jovens infratores em regime de privação de liberdade. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 7, n. 2, p. 285-297, Jan. 2002 . Disponível em: . Acesso em: 12 Mar. 2016.

OLIVEIRA-MONTEIRO, Nancy Ramacciotti de; NUNES, Maria Lucia Tiellet. Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?. Psico-USF (Impr.), Itatiba , v. 13, n. 2, p. 287-296, Dec. 2008 . Disponível em . Acesso em 30 Mar. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200015.

SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. A constituição identitária do professor de psicologia: quem forma o formador?. Psicol. Ensino & Form., Brasília , v. 5, n. 1, p. 64-82, 2014 . Disponível em . Acesso em 25 abr. 2016.
Publicado
2017-01-03
Como Citar
FIGUEREDO, Patrícia da Motta Vieira; DUARTE, Margareth Santana da Silva; DOS SANTOS, Rosileni Blanco. PROFESSOR, PSICÓLOGO, E SUPERVISOR: MOTIVAÇÃO, INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES NA DINÂMICA ENTRE AS TRÊS ÁREAS DE ATUAÇÃO. Revista Presença, [S.l.], v. 2, n. 6, p. 36-54, jan. 2017. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/83>. Acesso em: 25 apr. 2024.
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

Psicólogo; Supervisor; Professor do curso superior de Psicologia

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##