INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESCARTE DE MEDICAMENTOS RESIDENCIAIS COM ACADÊMICOS DO CENTRO UNIVERSIT�RIO CELSO LISBOA – UCL

  • Yaciara Nunes Higino Lima Centro Universitário Celso Lisboa
  • Marcos Paulo Dias da Silva Centro Universitário Celso Lisboa
  • Fernando Bernardino Mendes Silva Centro Universitário Celso Lisboa
  • Daiana da Nóbrega Martins Centro Universitário Celso Lisboa
  • Narjara Cardoso dos Santos Centro Universitário Celso Lisboa
  • Yana dos Santos Moysés Centro Universitário Celso Lisboa
  • Edvaldo Higino de Lima-Junior Centro Universitário Celso Lisboa

Resumo

O objetivo é investigar como dar-se o descarte de medicamentos residenciais e questões congêneres a este descarte com alunos do Centro Universitário Celso Lisboa. Realizou-se um estudo transversal, com amostra intencional, incluindo apenas acadêmicos das diversas graduações do Centro Universitário Celso Lisboa, na zona norte do Rio de Janeiro. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado preenchido pelo próprio entrevistado. A coleta de dados ocorreu em setembro e outubro de 2015. A amostra contou com mil e cinquenta e cinco acadêmicos de 14 graduações. O resultado mostra a coleta seletiva como uma necessidade da população, pois mais de 80% dos entrevistados não dispõe do serviço, sem alternativa descartam os medicamentos em desuso ou vencidos no lixo comum, vaso e pias. A maioria dos entrevistados não receberam informações sobre descarte adequado. Observou-se que os cursos que não possuem significativa afinidade com área ambiental, acreditam que o descarte inadequado de medicamentos não possa trazer impactos ao meio ambiente. Os principais danos citados foram poluição e contaminação do meio. Sobre como deveriam ser feitas as orientações sobre o descarte mais adequado de medicamentos, os profissionais de saúde foram os mais citados como possíveis agentes executores dessa atividade. Como instrumentos para a sensibilização sobre o descarte mais adequados, os mais citados são televisão, rádio, jornais, internet e redes sociais. No período de 3 a 6 de novembro de 2015 ocorreu a Semana do Meio Ambiente, nesta realizou-se a sensibilização com os alunos da UCL sobre o descarte adequado das sobras de medicamentos residenciais.
Publicado
2016-08-27
Como Citar
LIMA, Yaciara Nunes Higino et al. INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESCARTE DE MEDICAMENTOS RESIDENCIAIS COM ACADÊMICOS DO CENTRO UNIVERSITRIO CELSO LISBOA – UCL. Revista Presença, [S.l.], v. 2, n. 5, p. 42-60, aug. 2016. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/78>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

descarte de medicamentos residenciais, medicamentos em desuso, medicamentos vencidos, medicamentos com desvio de qualidade, acadêmicos do Centro Universitário Celso Lisboa

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##