OBSERVAÇÃO DE DIVERSIDADE NA SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE AVIFAUNA EM UM CAMPUS UNIVERSIT�RIO NO RIO DE JANEIRO

  • José Felipe Monteiro Pereira Centro Universitário Celso Lisboa
  • Vanessa Regal Maione Jeovanio-Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • André Luiz Jeovanio-Silva Centro Universitário Celso Lisboa

Resumo

Considerando-se a importância do estudo da diversidade biológica para a sociedade, e do impacto/apelo positivo que esse conhecimento geraria sobre um dado grupo social, pode-se perceber o potencial desse tipo de estudo como estratégia de sensibilização ambiental. Assim, temos como objetivo geral: discutir o potencial de estudos de diversidade de avifauna como estratégia de sensibilização ambiental em um campus universitário. Como objetivos específicos, temos: 1) elaborar a lista de avifauna identificada segundo a taxonomia de Sick (1997) e a sugerida pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO, 2014); 2) elaborar um catálogo de consulta às características gerais das espécies de avifauna encontrados, de maneira a permitir a identificação e trabalho de sensibilização e consciência ambiental aos frequentadores do campus e moradores do entorno. Como resultados, apresentamos uma lista de avifauna compreendendo 32 espécies, pertencentes a 9 ordens e 16 famílias, elaboramos um catálogo ilustrativo para todas as espécies identificadas e discutimos como o material confeccionado pode ser útil ferramenta para atividades de sensibilização e consciência ambiental. Sugerimos que estudos de diversidade sejam utilizados como forma de vivenciar a educação ambiental em espaços formais e não formais de educação e em outros elementos da sociedade, como locais de trabalho, igrejas, comunidades, vilas residenciais, dentre outros, em ações que envolvem a parceria entre Instituição de Ensino Superior e/ou profissionais da área e a sociedade, em um processo multiplicador e em cascata de valorização da biodiversidade, responsabilidade ambiental e envolvimento coletivo e individual com o cuidado ao ambiente em que vivemos.

Publicado
2016-04-27
Como Citar
PEREIRA, José Felipe Monteiro; JEOVANIO-SILVA, Vanessa Regal Maione; JEOVANIO-SILVA, André Luiz. OBSERVAÇÃO DE DIVERSIDADE NA SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE AVIFAUNA EM UM CAMPUS UNIVERSITRIO NO RIO DE JANEIRO. Revista Presença, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 66-84, apr. 2016. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/73>. Acesso em: 23 apr. 2024.
Edição
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

avifauna; diversidade; educação ambiental; sensibilização ambiental;

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##