AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO F�SICA ESCOLAR ATUANTES NO 1º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Bruna de Oliveira Gomes Centro Universitário Celso Lisboa
  • David Lima Moreira Centro Universitário Celso Lisboa
  • Eduardo Alcantara Gentil Leitão Centro Universitário Celso Lisboa
  • Rafael Fernandes de Oliveira Centro Universitário Celso Lisboa
  • Sergio Sanches Gomes Dourado Leão Centro Universitário Celso Lisboa
  • Ivan Martins leite de Luna Centro Universitário Celso Lisboa

Resumo

A Educação Física é primordial para auxiliar na educação de cada individuo, proporcionando a formação de caráter e cidadania. É importante apresentar as modalidades da Educação Física para a inclusão do aluno em diversas atividades (Danças, Jogos, Esporte, ginástica e Lutas). O objetivo deste estudo foi verificar as abordagens que os professores de Educação Física escolar atuantes no primeiro segmento do ensino fundamental utilizam em suas aulas. Foi utilizado para nossa observação e participação em campo, uma entrevista contendo 10 perguntas abertas e fechadas, que foram respondidas por dez professores de Educação Física. Analisando nossa pesquisa de campo, sobre a concepção de ensino tivemos 40% dos professores que utilizam somente a concepção aberta. Enquanto 60% utilizam a concepção aberta e fechada. Concluímos que os professores entrevistados utilizavam as principais abordagens pedagógicas da Educação Física e tinham conhecimento sobre a literatura que discorre sobre o tema abordado.

Publicado
2015-12-29
Como Citar
GOMES, Bruna de Oliveira et al. AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FSICA ESCOLAR ATUANTES NO 1º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Presença, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 65-79, dec. 2015. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/68>. Acesso em: 25 apr. 2024.
Edição
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

Abordagem Pedagógica, Educação Física Escolar, 1º segmento do ensino fundamental

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##