JOGOS INTERATIVOS EM TAMANHO NATURAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CRIANÇAS

  • Samanta Célia de Almeida Oliveira
  • André Luiz Jeovânio-Silva FAETERJ-Paracambi

Resumo

Os Planos Curriculares Nacionais recomendam uma Educação Ambiental transversal e além da atuação formal. Considerando que as manifestações lúdicas acompanham o desenvolvimento da inteligência e tem relação com estágios do desenvolvimento cognitivo, tivemos como objetivo desenvolver e testar um jogo interativo em escala natural para EA com crianças de 7 a 12 anos. Neste estudo participante e de campo confeccionou-se um jogo de 6,75m2 sobre Dengue, aplicado em uma escola em Nova Iguaçu. Os resultados demonstraram que através do jogo em escala natural vivenciou-se um aprendizado interessante e especial, com dinâmica, diversão e interatividade diferenciadas. Atuar como peça do jogo pareceu mergulhar o aluno no contexto proposto, proporcionando uma aprendizagem ativa, prazerosa e colaborativa.

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XIMENES, S. Mi
Publicado
2015-09-26
Como Citar
OLIVEIRA, Samanta Célia de Almeida; JEOVÂNIO-SILVA, André Luiz. JOGOS INTERATIVOS EM TAMANHO NATURAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CRIANÇAS. Revista Presença, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 1-24, sep. 2015. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/56>. Acesso em: 23 apr. 2024.
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

Jogos interativos; Educação Ambiental; Métodos lúdicos; Jogo em tamanho natural.

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