ADOÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS FATORES DE RISCO PARA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA PELOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO F�SICA DO CENTRO UNIVERSIT�RIO CELSO LISBOA

  • Fernando Corrêa de Macedo Centro Universitário Celso Lisboa e Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Thiago Soares de Barros
  • Edison Batista da Hora Neto
  • Carlos Henrique Oliva Medina Alves

Resumo

A presente pesquisa adotou como premissa que, os acadêmicos do curso de Educação Física, do 4º ao 8º período de licenciatura e bacharelado do Centro Universitário Celso Lisboa, têm o conhecimento sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), seus fatores de riscos, como realizar a sua prevenção e controle. O objetivo principal da pesquisa foi verificar se os acadêmicos, fazendo uso de seu conhecimento, adotam ou não medidas em suas atividades cotidianas que auxiliam na prevenção e controle da HAS. A população estudada compreendeu 145 acadêmicos que responderam a um formulário de pesquisa com perguntas de caráter fechado. Na análise dos dados de pesquisa encontramos dezessete indivíduos que autodeclararam serem hipertensos, 114 informaram não serem acometidos de HAS e quatorze autodeclararam o desconhecimento no que diz respeito a serem ou não hipertensos. Os dados obtidos foram estruturados em seções onde constam, inicialmente: a apresentação e análise de alguns dos dados de pesquisa da amostra total da pesquisa; em seguida, a apresentação e análise dos dados sobre os fatores de risco não modificáveis e dos fatores modificáveis da HAS dos indivíduos que se autodeclararam hipertensos, não hipertensos e os indivíduos que informaram desconhecerem se são acometidos da HAS ou não. Podemos observar que a população entrevistada busca adotar hábitos preventivos quanto a HAS e que fatores como estresse, alimentação inadequada e a hereditariedade se mostraram relevantes em todas as parcelas da amostra estudada.

Referências

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogam, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Hipertensão e Diabetes. Brasil, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. CADERNO DE ATENÇÃO B�SICA nº 15, HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA. Brasil, Ministério da Saúde. Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. VIGITEL BRASIL 2012: Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Brasil 2012.

McARDLE, W. D; KATCH, F.; KATCH, V. Fisiologia do exercício, nutrição, energia e desempenho humano. 7. ed. Rio de Janeiro: GUANABARA KOOGAM, 2011.

REVISTA PORTUGUESA DE HIPERTENSÃO E RISCO CARDIOVASCULAR. GUIDELINES de 2013 DA ESH/ESC para o Tratamento da Hipertensão Arterial. número 39 suplemento. janeiro/fevereiro de 2014.

SPENCE, A. P. Anatomia humana básica. 2.ed. São Paulo: Manole, 1991.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO. V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Revista Brasileira de Hipertensão. v. 09. nº 4 - janeiro/março de 2006
SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Revista Brasileira de Hipertensão. v. 17. nº 1 - janeiro/março de 2010.
Publicado
2015-09-26
Como Citar
MACEDO, Fernando Corrêa de et al. ADOÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS FATORES DE RISCO PARA A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA PELOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FSICA DO CENTRO UNIVERSITRIO CELSO LISBOA. Revista Presença, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 132-149, sep. 2015. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/52>. Acesso em: 25 apr. 2024.
Edição
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

Atividade Física; Saúde; Hipertensão;Promoção da saúd

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##