MODELAGEM TEMPORAL DE CLIENTES EXTERNOS E GANHOS LÍQUIDOS NO NEGÓCIO PERSONAL TRAINER

  • Roxana Macedo Brasil Centro Universitário Celso Lisboa
  • Ana Cristina Lopes y Glória Barreto Centro Universitário Celso Lisboa
  • Homero da Silva Nahum Junior Centro Universitário Celso Lisboa

Resumo

Objetivando estimar um modelo de série temporal para número de Clientes Externos e outro para os ganhos (Receita-Despesa) de um personal trainer, atuante na cidade do Rio de Janeiro. O banco de dados possuía 54 registros organizados em meses. A modelagem de série temporal foi implementada em linguagem Python 3.0, tendo a estimativa do pelo Critério de Informação de Akaike (AIC) como métrica à escolha das estimativas. Assim, obtidos foram os modelos ARIMA(1,0,1)(0,0,0)[0] e ARIMA(0,0,1)(0,0,0)[0], respectivamente para Clientes (AIC = 240,16) e ganho (AIC =228,44). A distribuição dos resíduos demonstrou a adequação dos modelos. Concluiu-se que os modelos eram adequados à realidade apresentada.


Palavras-chaves: negócios. série temporal. administração. economia. planejamento

Publicado
2024-04-12
Como Citar
BRASIL, Roxana Macedo; BARRETO, Ana Cristina Lopes y Glória; JUNIOR, Homero da Silva Nahum. MODELAGEM TEMPORAL DE CLIENTES EXTERNOS E GANHOS LÍQUIDOS NO NEGÓCIO PERSONAL TRAINER. Revista Presença, [S.l.], v. 10, n. 22, p. 253 - 272, apr. 2024. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/470>. Acesso em: 02 may 2024.

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