A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA REDUÇÃO DE INCIDÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS RELACIONADOS A MEDICAMENTOS DE ALTA VIGILÂNCIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

  • Elaine Cristina Coelho
  • Gilmara Cruz Azevedo
  • Igor Avelino dos Santos
  • Rafael Azevedo Batista
  • Sara Jaqueline Denegle
  • Cilene Bisagni Celso Lisboa

Resumo

 O objeto de estudo desta pesquisa é a atuação do enfermeiro na redução de incidência de eventos adversos relacionados a terapia medicamentosa de alta vigilância na unidade de terapia intensiva. Os incidentes associados ao cuidado de saúde, e em particular os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente), representam uma elevada morbidade e mortalidade nos sistemas de saúde. Os objetivos que norteiam esse estudo foram conhecer na literatura nacional, os principais eventos adversos relacionados a medicamentos de alta vigilância na terapia intensiva e elaborar um quadro demonstrativo com a atuação do enfermeiro para reduzir a incidência de eventos adversos relacionados a medicamentos de alta vigilância na unidade de terapia intensiva. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica com abordagem descritiva e qualitativa. As palavras chaves utilizadas foram: “Prevenção”, “Enfermeiro” e “Evento Adverso”. Para realização da pesquisa bibliográfica, foi utilizada como base de consulta a plataforma da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os eventos adversos (EAS) foram definidos como complicações indesejáveis decorrentes da assistência prestada ao paciente e não atribuíveis à evolução natural da doença de base. Conclui-se que a atuação do enfermeiro é um fator chave para a redução de eventos adversos relacionados a medicamentos de alta vigilância na unidade de terapia intensiva, pois a atuação deste profissional vai além da simples administração de medicamentos, envolvendo a identificação precoce de possíveis reações adversas e a implementação de estratégias de segurança.                                                                                                              


 

Publicado
2023-11-03
Como Citar
COELHO, Elaine Cristina et al. A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA REDUÇÃO DE INCIDÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS RELACIONADOS A MEDICAMENTOS DE ALTA VIGILÂNCIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Presença, [S.l.], v. 9, n. 21, p. 4 - 22, nov. 2023. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/448>. Acesso em: 28 apr. 2024.
Seção
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##