“E AGORA, PROFESSOR?”: UMA OFICINA SOBRE O ENSINO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR

  • Diana da Silva Thomaz de Oliveira
  • Suellen de Oliveira Centro Universitário Celso Lisboa

Resumo

Há diversas oportunidades para promover a educação sexual no contexto escolar. No entanto, muitas vezes ela não é realizada de maneira adequada devido ao tabu associado aos assuntos relacionados à sexualidade e à insegurança dos(as) professores(as). Sendo assim, a oficina “E agora, professor?” busca oportunizar a construção de conhecimentos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), promover o diálogo sobre o tema e apresentar diversas situações cotidianas para ressaltar que é possível viabilizar o ensino do tema na escola. Este trabalho consiste na avaliação dessa oficina, realizada de maneira remota com professores e futuros professores (estudantes de ensino médio na modalidade normal e licenciandos). A análise das falas dos participantes durante a oficina e dos questionários respondidos após a sua realização demonstraram que, para muitas pessoas, essa foi a única oportunidade de aprender sobre como promover a educação sexual. A atividade favoreceu a troca entre os(as) participantes, resultando na construção de conhecimentos sobre IST e de conhecimentos pedagógicos desse conteúdo, evidenciando o seu potencial na formação inicial e continuada de professores.


sores.

Publicado
2023-11-15
Como Citar
OLIVEIRA, Diana da Silva Thomaz de; OLIVEIRA, Suellen de. “E AGORA, PROFESSOR?”: UMA OFICINA SOBRE O ENSINO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Presença, [S.l.], v. 9, n. 21, p. 60 - 82, nov. 2023. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/413>. Acesso em: 23 apr. 2024.
Seção
Artigo Livre

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##