O PAPEL DO PSICÓLOGO COMO MEDIADOR NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS COM CRIANÇAS AUTISTAS CL�SSICOS

  • Patrícia Vieira da Motta Figueredo Centro universitário Celso Lisboa
  • Ana Cláudia Gomes de Almeida Centro universitário Celso Lisboa
  • Evylinn da Silva Carvalho Centro universitário Celso Lisboa
  • Marta Valéria dos Santos Rosa Centro universitário Celso Lisboa
  • Thaís O'Reilly Mello Centro universitário Celso Lisboa

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar o papel do psicólogo como mediador no desenvolvimento de habilidades sociais com crianças autistas clássicos. Apresentamos também neste trabalho, algumas características atuais do autismo clássico, habilidades sociais, métodos psicoeducativos e algumas reflexões acerca do papel do psicólogo como mediador no processo de socialização da criança autista em seu ambiente, trazendo assim, a compreensão do quanto a dinâmica do trabalho feito com a criança autista e a família pode proporcionar uma melhor interação e aceitação social do mesmo nos mais diferentes contextos sociais. Para coleta de dados, foi realizada pesquisa bibliográfica e duas entrevistas estruturadas, uma com umaPsicóloga, com trinta anos de experiência  e outra com um estagiário do décimo período do curso de  Psicologia, com o intuito de observar o trabalho de mediação nas habilidades cotidianas em crianças autistas. Constatou-se, através das entrevistas, que o psicólogo atua como ponte facilitadora, dando suporte emocional e atendimento individual a equipe  multiprofissional e aos familiares, além de trazer uma nova visão, no que diz respeito ao conceito estereotipado do autista clássico e da importância do papel da família para a formação de sua autonomia.

Publicado
2015-02-05
Como Citar
FIGUEREDO, Patrícia Vieira da Motta et al. O PAPEL DO PSICÓLOGO COMO MEDIADOR NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS COM CRIANÇAS AUTISTAS CLSSICOS. Revista Presença, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 332-347, feb. 2015. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/40>. Acesso em: 20 apr. 2024.
Edição
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

autismo; habilidades sociais; mediação; inclusão; psicólogo

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##