TREINAMENTO FUNCIONAL PARA IDOSO: PERCEPÇÃO DO PRATICANTE E INDICADORES OBJETIVOS À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO E METANÁLISE

  • Roxana Macedo Brasil Centro Universitário Celso Lisboa
  • Ana Cristina Lopes Y Glória Barreto Centro Universitário Celso Lisboa
  • Homero da Silva Nahum Junior Centro Universitário Celso Lisboa

Resumo

Este estudo tem o objetivo de investigar a percepção do idoso sobre os efeitos da prática do treinamento funcional, relacionando-a com riscos e razão de chance. Com relação à metodologia adotada, nove indivíduos foram avaliados, sendo três homens e seis mulheres (Idade = 74,00 ± 4,30 anos; Tempo de Prática = 1,50 anos ± 23,57%). Os dados foram coletados por meio de questionário, com três perguntas de caracterização e cinco sob a temática do estudo. As respostas poderiam ser escritas ou gravadas, havendo a transcrição através do Google© Speech. Empregou-se o estudo de texto e contexto, ao submeter os dados à análise de discurso crítica, considerando os aspectos das características gerais, seleção lexical e modalização. Tal abordagem foi aplicada com o auxílio do MAXQDA Standard 2018©. A metanálise possibilitou estimar riscos relativos, os quais foram confrontados com a percepção dos praticantes. No que tange aos resultados, demonstrou-se percepção positiva sobre o Treinamento Funcional e a busca pela essência do impacto do Treinamento Funcional, em especial pela versatilidade desse ao idoso. A metanálise corroborou a percepção dos idosos, ou seja, aparentemente o Treinamento Funcional favoreceria a melhora do bem-estar, possivelmente em razão das adaptações endócrina, neurológica, muscular e cardiovascular, as quais poderiam contribuir à redução de quedas e níveis de ansiedade e depressão. Diante do exposto, conclui-se que o Treinamento Funcional guardaria valor positivo na percepção subjetiva dos praticantes e na coleta de dados objetiva.

Publicado
2022-07-01
Como Citar
BRASIL, Roxana Macedo; BARRETO, Ana Cristina Lopes Y Glória; JUNIOR, Homero da Silva Nahum. TREINAMENTO FUNCIONAL PARA IDOSO: PERCEPÇÃO DO PRATICANTE E INDICADORES OBJETIVOS À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO E METANÁLISE. Revista Presença, [S.l.], v. 8, n. 17, p. 27 - 40, july 2022. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/375>. Acesso em: 20 apr. 2024.
Seção
Artigo Livre

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##